sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Qual a qualidade dos seus pensamentos?





Você já se deparou coma seguinte cena?
Caminhando na rua, você observa um pai (ou mãe), brincando com seu filho no parque ou praça. A criança, de mais ou menos 2 anos, se divertindo e soltando gostosas gargalhadas com as brincadeiras dos pais, ao estilo "vou te pegar" e a criança corre "fugindo" e sorrindo, se deliciando com aquela aventura. Existe alguma outra reação possível a quem vê uma cena como esta a não ser ficar feliz e gargalhar junto??

Esse é um simples exemplo de como os seus pensamentos e emoções são afetados por situações cotidianas e podem fazer a diferença não só na sua própria felicidade e satisfação, como também na de outras pessoas. O que você pensa, sente e como você se comporta tem influência direta sobre a sua felicidade e das pessoas ao seu redor.


Quem você quer ser?
Alguém que causa tensão, raiva e sofrimento aos membros da sua família e amigos, fazendo com que eles, por sua vez, se tornem pessoas ansiosas, compensando essas frustrações no que comem, nos seus hábitos ou mesmo descontando em outras pessoas? Ou quer ter o papel daquela criança que, com seu simples estado de alegria contagia todos ao seu redor e transmite alegria?

Ao longo do dia, o cérebro produz em torno de 60 mil pensamentos. Se você se prender a questões negativas, gastará bastante energia durante o dia, produzindo sofrimentos muitas vezes desnecessários. Se você sofre com tensão, ansiedade, nervosismo, insegurança ou qualquer outra condição que traz sofrimento a você e quem está a sua volta, isso pode estar relacionado a crenças criadas por episódios do seu passado que, quer você saiba ou não, 
interferem no seu comportamento hoje.

É como um ciclo destrutivo. Para sair disso, é preciso vontade e exercício em manter bons pensamentos, boas energias e boas vibrações. Não precisa ser nada muito elaborado, apenas busque em você aquela criança sorridente que você tem dentro de você! Com certeza, ela te ajudará a irradiar e contagiar alegrias e pensamentos melhores!


Fernanda Baldi
Psicóloga e Psicoterapeuta Sistêmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário